Conecte-se

#COLÔMBIA

Congresso da Colômbia aprova plano trilionário de Petro

Plano Nacional de Desenvolvimento, com R$ 1,2 trilhão em investimentos previstos, ajudará o governo colombiano a executar programas sociais prometidos em campanha

Giro Latino
#COLÔMBIA8 de mai. de 232 min de leitura
Votação dos artigos do Plano Nacional de Desenvolvimento no Senado colombiano. Foto: Divulgação / Senado da Colômbia
Giro Latino8 de mai. de 232 min de leitura

Depois de muita choradeira e alguns ministros chutados para fora da roda, o governo colombiano enfim conseguiu aprovar o Plano Nacional de Desenvolvimento, que guiará as principais metas da administração pública até o fim do mandato. O plano tem previsão de investimentos na ordem de R$ 1,2 trilhão.

A votação no Senado foi concluída na madrugada de sexta-feira (5) com 66 votos a favor e 21 contra; na Câmara, foram 129 favoráveis e 24 contra. Entre os artigos acertados entre ambas Casas, está o imposto de 6% no faturamento de empresas de energias renováveis, verba que será destinada a projetos de comunidades tradicionais nas áreas de operação das companhias.

Também está prevista a destinação de 2,9 milhões de hectares para a reforma agrária. Além disso, foram aprovados trechos para programas de transferência de renda, proteção ambiental, segurança alimentar, combate à fome e crédito estudantil.

Já entre os artigos excluídos, está um que tornaria obrigatórias as recomendações do relatório final da Comissão da Verdade sobre o conflito armado na Colômbia – o documento é fruto de três anos de trabalho e 27 mil depoimentos de pessoas envolvidas na guerra.

#COLÔMBIA
INTERNACIONAL
AMÉRICA LATINA
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
GUSTAVO PETRO