Conecte-se

#Colômbia

Vulcão Nevado del Ruiz provoca evacuação massiva na Colômbia

Milhares de famílias foram evacuadas por risco de erupção

Giro Latino
#Colômbia8 de abr. de 232 min de leitura
Nevado del Ruiz, na cidade de Murillo, na Colômbia. Foto: Joaquin Sarmiento / AFP
Giro Latino8 de abr. de 232 min de leitura

O governo colombiano iniciou, na quarta (5), os esforços de evacuação de cerca de 2,5 mil famílias que vivem na área de maior risco próxima ao vulcão Nevado del Ruiz, divisa entre os departamentos de Caldas e Tolima, cuja atividade tem se intensificado nas últimas semanas.

“Tem se mantido um número muito importante de sismos, provavelmente desde 1985 não se via esse número nem essa força de eventos sísmicos”, assinalou Luis Fernando Velasco, diretor da Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD), justificando que as medidas são tomadas antecipadamente diante dos indícios de uma erupção iminente e violenta, embora seja impossível prever o momento exato em que ela virá.

Novas iniciativas devem ser detalhadas nos próximos dias, e o governo também promete ajudar a reconstruir as casas evacuadas em caso de perda material.

A Colômbia não quer repetir a tragédia histórica de 38 anos atrás: em 1985, as autoridades da época passaram cerca de dois meses ignorando os alertas de vulcanólogos ao redor do mundo sobre a intensificação de eventos em Nevado del Ruiz e não evacuaram a área. Sem medidas preventivas, uma erupção em 13/11 destruiu completamente a cidade de Armero, deixando um número estimado em 25 mil mortes, na segunda maior catástrofe vulcânica registrada no mundo no século 20.

#Colômbia
Nevado del Ruiz
vulcão
erupção