Conecte-se

#Cuba

Cuba e Haiti: a crise no Caribe

Entenda as recentes crises políticas caribenhas.

Giro Latino | podcast
#Cuba 24 de jun. de 221 min de leitura
Giro Latino | podcast24 de jun. de 221 min de leitura

Em julho de 2021, quase simultaneamente, Cuba e Haiti ganharam o mundo por crises inesperadas até mesmo para os padrões latino-americanos. No dia 11, cubanos contrários ao governo socialista saíram às ruas durante o pior momento da pandemia com uma lista de requisições, no que já é considerada a maior onda de manifestações desde o 'Maleconazo' de 1994.

O governo respondeu incitando contraprotestos, sugerindo que as ruas da ilha "são dos revolucionários". Mas há um ponto em comum: seja pró ou contra o modelo inaugurado por Fidel Castro há 60 anos, os cubanos também gritam pelo fim do bloqueio econômico imposto pelos EUA, que há décadas afeta a vida cidadã e só agrava a pior crise econômica vista em Cuba no novo milênio.

Já no Haiti, a crise é ainda mais densa: dias após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, na madrugada de 7 de julho de 2021, o país mais pobre das Américas segue às voltas com uma turbulenta disputa de poder, que se soma às dúvidas sobre as circunstâncias do primeiro magnicídio do continente no século 21. Em 30 minutos, os editores Mauricio Brum e Lucas Berti te situam no mapa da crise. 

#Cuba
Haiti
Jovenel Moïse
Raúl Castro
Fidel Castro