Conecte-se

#NICARÁGUA

Escritora nicaraguense Gioconda Belli recebe prêmio de poesia ibero-americana

Escritora recebeu o Prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana na última segunda-feira (29)

GIRO LATINO
#NICARÁGUA4 de jun. de 232 min de leitura
Escritora nicaraguense Gioconda Belli em evento de lançamento de livro, em 2014, na Nicarágua. Foto: Jorge Mejía Peralta via Flickr
GIRO LATINO4 de jun. de 232 min de leitura

Notória crítica do governo de Daniel Ortega – que inclusive a declarou “traidora da pátria” e retirou sua cidadania em fevereiro – a escritora e poetisa nicaraguense Gioconda Belli recebeu na segunda-feira (29) o conhecido Prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana por sua “expressividade criativa, liberdade e valentia poética”, declarou a máxima autoridade das entidades espanholas responsáveis pela premiação.

Com obras traduzidas para mais de 20 idiomas, Belli é considerada umas das mais influentes vozes da literatura latino-americana atualmente, papel que ganha ainda mais destaque devido às suas posições políticas fortes contra os abusos do orteguismo. “Não poderia estar mais feliz”, celebrou Belli pelas redes sociais, dedicando a distinção recebida “à minha Nicarágua, mãe da minha inspiração, país sofredor da minha esperança”.

Autora de livros marcantes como O país das mulheres (2011) – que traz uma sutil metáfora ao autoritarismo do atual governo – a autora, que hoje vive na Espanha e já contava com nacionalidade europeia, aceitou receber cidadania chilena a convite do presidente Gabriel Boric no marco das expatriações determinadas por Ortega.

Leia a edição #182 da newsletter
Leia a edição #184 da newsletter

#NICARÁGUA
INTERNACIONAL
AMÉRICA LATINA
GIOCONDA BELLI