Conecte-se

#BOLÍVIA

Bolívia coloca banco sob intervenção em meio a denúncias de fraude

Governo boliviano determinou intervenção no Banco Fassil; quatro executivos foram presos

Giro Latino
#BOLÍVIA3 de mai. de 231 min de leitura
Ministro de Economia da Bolívia, Marcelo Montenegro, em coletiva na última quarta-feira (26). Foto: Gonzalo Jallasi / Governo da Bolívia
Giro Latino3 de mai. de 231 min de leitura

O governo da Bolívia determinou, na última quarta (26), uma intervenção no Banco Fassil, uma das maiores instituições financeiras do país. Pelo menos quatro executivos envolvidos em supostas irregularidades foram presos a pedido do Ministério Público. As 185 agências espalhadas pelo país amanheceram rodeadas pela polícia, com clientes tentando entrar à força para exigir o saque de seus depósitos.

Entre os episódios que vieram à tona com as investigações, há casos como o de um empréstimo equivalente a US$ 1,3 milhão autorizado para uma pessoa que ofereceu como garantia um patrimônio menor que US$ 5 mil. Reynaldo Yujra, diretor da Autoridade de Supervisão do Serviço Financeiro (ASFI), garantiu a “proteção aos depósitos” dos clientes, mas com uma suspensão de operações financeiras pelos próximos 30 dias até que os recursos sejam transferidos a outros bancos.

Embora a fraude do Fassil não pareça ter relação com a crise cambial que vem preocupando os bolivianos há dois meses, o escândalo e a suspensão se somam às dificuldades que muitos correntistas vêm tendo para acessar suas economias.

#BOLÍVIA
INTERNACIONAL
AMÉRICA LATINA
BANCO FASSIL
ECONOMIA